terça-feira, 8 de abril de 2008

Preconceito contra o idoso

Muitas pessoas acham que porque as pessoas ficaram mais velhas ,nós temos o direito de abandona-los ou maltratados. Nossos pais ou pessoas desconhecidas tem direito de viver com dignidade. Nós temos que respeitar os idosos, o abandono de idoso é considerado uma falta de respeito e uma coisa horrivel, não devemos abandona-los pois no passado nossos pais também já foram jovens como nós. Por nenhum motivo devemos desrespeita-los porque eles trabalharam para que seus filhos crescessem com dignidade e por esse motivo diga não ao preconceito contra os idosos.

7 comentários:

Unknown disse...

achei interessante, contra idosos que teve respeitá-lo com dignidade!
é isso que é ocerto, gostei muito interessante mesmo!

Unknown disse...

Acgei muito legal mesmo e muito bom pra testar o conhecimento e saber mas sobre o preconceito adorei mas eu acho q os idosos tem q ser respeitados não maltratados ! gente q maltrata espancam os idosos è gente sem nosão pra que isso eles tbm são ser humamo !

e tbm acho q eles diviam ser mais respeitados

iara disse...

eu também acho
na minha opinião os idosos devem ser respeitados sim pq eles tem muita sabedori,sabe mais da vida do que muitos jovens
e todos um dia ficamos velhos e tenho certeza q ninguém um dia ia querer sofrer preconceito ou até mesmo ser maltratado. por isso ñ podemos maltratar os idosos, ter preconceito. pq se num queremos isso pra gente. pq fazer com outra pessoa?
o preconceito contra o idoso é uma falta de respeito, e até mesmo co si propio. pq cmo já falei um dia todos ficamos velhos.
esse é o ciclo da vida e temos q respeitar.

jj.alves junior disse...

Bom achei esse comentário muito bom e necessario para pessoas que deixam seus pais e mães e avós etc.
Em um asilo isso é absurdo e inconformavel e triste para quem se dedicou a sua vida toda para um de seus familiares abandonar em um asilo ou até na rua.Então quem tem mãe pai avo avó seus entes familiares vivos de valor e muito carinho para essas pessoas que são importantes pra vc.

jj.alves junior disse...

Bom achei esse comentário muito bom e necessario para pessoas que deixam seus pais e mães e avós etc.
Em um asilo isso é absurdo e inconformavel e triste para quem se dedicou a sua vida toda para um de seus familiares abandonar em um asilo ou até na rua.Então quem tem mãe pai avo avó seus entes familiares vivos de valor e muito carinho para essas pessoas que são importantes pra vc.

' grääzy disse...

Bom achei muito bom mesmo ,até Copiei para o Meu trabalho de Matematica , !
achei muito Importante até mesmo os Comentários até Copiei o textos & assim mesmo os Comentários sem mais sem menos Obrigada ;)

Consultora em Educação disse...

Como conviver com o idoso

Ivone Boechat (autora)

1- Nunca pergunte a um idoso: qual é o segredo de viver tanto assim? Porque a pessoa não vai lhe convencer ou vai dizer que não sabe a resposta. Quem vai adivinhar como se vive anos e anos, com tanta virose, corrupção, mentira, tapeação, bala perdida, exploração... ruindade!
2- Nunca telefone ou visite um idoso entre 12:00h e 16:00h. TODO idoso gosta de descansar nesse período sagrado.
3- Jamais conte um problema ao idoso. Ele vai poder ajudar? Também não seja o problema do idoso: é covardia. Ele não vai ter como se defender.
4- Nunca interfira na decisão do idoso: se ele decidiu ser enterrado ou cremado. Não fique reclamando do preço da cremação, do túmulo..Nem fique agourando e perguntando o que a família deve escrever por cima do túmulo.
5- Nunca diga ao idoso: essa história você já me contou dez vezes. Diga a ele que a história é interessante e o ajude a resumi-la. Ele vai entender que a história é conhecida!
6- Não estimule o idoso a se lembrar de um fato que lhe cause sofrimento. Desvie sempre a tristeza para o lado bom de tudo.
7- Não explore a disponibilidade do idoso, lembre-se que ele já trabalhou muito e hoje não tem mais resistência, saúde e vigor para tomar conta de problemas e cachorros... dos outros. Deixe em paz o cartão bancário com o pagamento da minguadíssima aposentadoria. Vai à luta!
8- Mude o canal da TV quando o assunto é desgraça!
9- Ao visitar o idoso, leve algo que lhe faça bem à saúde: boa conversa, estímulos, boas notícias... palavras cruzadas, linha para crochê... uma fruta que ele possa consumir... um livro. Nas festas de aniversário e Natal, seja criativo! Chega de tanto pijama e chinelo.
10- Lembre-se: a pessoa idosa tem todo direito à felicidade e não vai ser você que vai atormentar os derradeiros dias da vida de ninguém. Exercite a gratidão, o perdão, a solidariedade e chega de despejar lixos de traumas, tristezas antigas e carências na caçamba que a vida cismou de colocar na porta de quem lutou tanto para resistir às intempéries.